Os Delegados de Polícia são responsáveis por dirigir as Polícias Civis (art. 144, § 4º da Constituição) e encarregadas de presidir inquérito policial, instrumento que formaliza a investigação criminal a cargo das policias judiciárias brasileiras. 
É o Delegado de Polícia o responsável pela parte jurídica da investigação, formalizando os atos e representações que lhe são apresentados pelos investigadores. É também função do delegado a lavratura da prisão em flagrante.

Divisão dos Departamentos de Polícia:

Departamento de Polícia da Capital ou Metropolitana
Direção e coordenação das delegacias da capital do Estado ou das grandes áreas metropolitanas.
Departamento de Polícia do Interior
Direção e coordenação das delegacias dos municípios do interior dos estados.
Departamento de Polícia Especializada
Direção e coordenação das delegacias e órgãos policiais especializados na repressão de determinadas infrações penais ou determinados tipos de delinquência, como por exemplo:

Delegacia Antissequestro

Delegacia de Atendimento à Mulher

Delegacia de Atendimento à Terceira Idade

Delegacia de Polícia Fazendária

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Delegacia de Homicídios

Delegacia de Crimes de Informática

Delegacia de Crimes contra a Saúde Pública

Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial

Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis

Delegacia de Proteção à Infância e Adolescência

Grupos ou Núcleos de Operações Especiais

Departamento de Polícia Técnico-Científica

Direção e coordenação dos órgãos da perícia criminalística ou médico-legal quando subordinados às polícias civis. (Em diversos estados existem polícias técnico-científicas que não pertencem às polícias civis.)

Órgão desvinculado da acusação e da defesa, possuindo compromisso voltado à apuração da verdade, o que repele um suposto caráter unidirecional.Aliás, não por acaso o inquérito policial é presidido pelo delegado de polícia, que tem o dever de atuar como um assegurador de direitos, ora da sociedade (quando decreta a prisão em flagrante de uma pessoa, por exemplo), ora do próprio investigado (garantindo todos os seus direitos constitucionais). 
Constatação esta chancelada pela Corte Suprema, que afasta a possibilidade de qualquer outra autoridade comandar o procedimento policial.

img41

Requisitos para o concurso para Delegado da Polícia Civil

Para concorrer ao cargo de Delegado, entre outros requisitos, é necessário ter graduação em Direito e ter exercido pelo menos dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil, anteriormente à publicação do edital. 
Os candidatos são avaliados por meio de Prova preambular com questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões objetivas Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; Exame oral, de caráter eliminatório e classificatório; Prova de aptidão psicológica – PAP, de caráter eliminatório; Prova de aptidão física – PAF, de caráter eliminatório; Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório.

Jornada de Trabalho do Delegado da Polícia Civil

A rotina de trabalho de um Investigador de Polícia da Polícia Civil inicia-se pelo Curso de Formação onde o convocado aprenderá a como se comportar e quais as funções e como exerce-la durante o seu dia a dia.
Uma vez aprovado no Curso de Formação, durante o seu dia a dia irá exercer diversas funções isso irá variar de acordo com os comandos que lhe foram propostos, por exemplo, em um dia ele irá apenas investigar uma situação ou um ato que lhe foi passado, ou acompanhará autoridades policiais em atividades judiciárias.
Toda a rotina exigi do muita disposição, pois nem sempre terá horário para cumprir as tarefas. Mesmo sendo um trabalho com carga horária em média de 40 horas semanais ,  entende-se que serão cumpridas 8 horas diárias, sempre ocorrerá exceções onde essa carga horária pode ser aumentada devido ao tipo de tarefa que exerce.

img42


Plano de Carreira para os Agentes Policiais

O desenvolvimento na carreira de Policiais Civis e Delegados ocorrerá por meio dos institutos de progressão e promoção. A progressão é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe. Inicialmente, é concedida ao Policial e Delegado que atingir 5 (cinco) anos de efetivo exercício. Após atingir a referência de número 6 (seis) a progressão acontecerá a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício. 
A promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. A promoção para Policiais Civis e Delegados pode ocorrer de acordo com os critérios de antiguidade ou merecimento

O que faz o Delegado de Polícia Civil:

São atribuições do cargo do Delegado  da Polícia Civil , entre outras:

img42

zelar pela legalidade e adequação aos requisitos legais de todos os atos praticados pela Polícia Judiciária;

Lavratura de autos de prisão em flagrante e de termos circunstanciados;

presidir inquéritos policiais, conduzindo os rumos das investigações e formalmente elaborando portarias, despachos interlocutórios, relatórios finais de inquéritos e de termos circunstanciados;

apreender objetos que tiverem relação com o fato delituoso;

requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal;

cumprir e determinar o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão;

proceder à verificação e exame dos atos ilícitos chegados a seu conhecimento, tomando as providências jurídicas que o caso venha a demandar;

elaborar relatórios, bem como representar pela decretação judicial de prisões cautelares (temporárias e preventivas);

expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência;

representar pela expedição de mandados de busca e apreensão;

arbitrar fiança quando a pena máxima cominada ao delito seja de até 4 anos;

prover orientação jurídica às ações policiais;

representar pela quebra de sigilo bancário e de dados;

representar judicialmente pelas interceptações telefônicas, bem como conduzir a sua execução quando judicialmente autorizadas;

determinar o afastamento de qualquer servidor público que venha a indiciar pelo crime de lavagem de dinheiro;

representar pelo sequestro e arresto de bens relacionados com infrações penais;

requisitar dados cadastrais de empresas de telefonia e de atividades financeiras;

Fonte: CURSO FMB

Quer saber como se preparar para o concurso para Delegado da Polícia Civil:

Na preparação para o concurso de Delegado da Polícia Civil é fundamental: um bom plano de estudo, dedicação, curso e material eficientes. Não adianta sair estudando sem foco  e de maneira desorganizada. È  preciso um plano de estudo diário. Para os alunos do Curso FMB o Professor Flávio Monteiro de Barros (Ex-Juiz/Promotor de Justiça )  elabora um plano de organização do estudo , que  otimiza e valoriza  o tempo. È preciso disciplina! No Curso FMB as aulas são ministradas por professores que ocupam cargos de  Juízes, Desembargadores, Promotores,Delegados, Peritos da Polícia , Auditores da Receita Federal, dentre outros.
O Curso é  ainda acompanhado por apostilas em pdf. O Curso FMB ainda oferece Cursos por DVD e Apostilas para Delegado da Polícia.

Clique aqui para mais Informações:

img43
img44

Solicite seu Plano de Estudos: Envie e-mail para contato@cursofmb.com.br

Acesse provas e gabaritos dos Concursos para Escrevente Técnico dos Tribunais

img18